DESEMPENHO ACIMA DA MÉDIA

DESEMPENHO ACIMA DA MÉDIA

Por manter uma administração baseada em apenas na intuição, muitos estabelecimentos têm perdido espaço para lojas mais profissionalizadas; para fazer frente à concorrência, é preciso ter conhecimento sobre os indicadores financeiros e de desempenho

O varejo farmacêutico é um setor composto por mais de 76 mil farmácias espalhadas pelo território nacional que, divididas pelo tamanho da população brasileira, resultam em uma média de 0,00038 pontos de venda (PDVs) por habitante. No entanto, em grandes centros, a realidade é bem mais competitiva. Existem bairros da capital paulista, por exemplo, que chegam a concentrar 3,9 farmácias por habitante, segundo dados da Base Cognatis de Empresas.

A maneira mais eficaz de resistir à concorrência é ter controle dos indicadores de gestão da loja, como tíquete-médio, faturamento total, por categorias, por equipe, turno e profissional, número de clientes, nível de desconto e estoque. Todos esses índices são fundamentais para acompanhar o desempenho de fatores críticos para a empresa. Ao monitorar esses índices de maneira constante, o gestor consegue identificar ameaças e corrigir falhas em tempo hábil.

Na prática

De acordo com o presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Edison Tamascia, os indicadores de gestão devem ser divididos em dois grupos.

Financeiro: são informações que permitem uma decisão assertiva quanto ao gerenciamento da loja, Envolvem fluxo de caixa, folha de pagamento, custo de mercadoria vendida, gastos tributários, despesas fixas e variáveis. “Tudo isso pode ser obtido a partir de um demonstrativo de resultado”, explica Tamascia.

Performance: envolve os dados de tíquete médio, produtividade por funcionário, venda por metro quadrado de loja,, sortimento e unidades vendidas para cliente. “ O ideal é que esses indicadores sejam analisados mensalmente, mas também é importante traçar um histórico, já que as melhorias não ocorrem de um dia para o outro”, lembra o executivo.

Soluções a vista: para os varejistas interessados em profissionalizar a gestão da farmácia, o mercado oferece uma série de softwares específicos para o segmento de varejo farmacêutico. Desde as mais simples até as mais completas, as ferramentas de gestão inclui controle de caixa, vendas, estoque e relatórios gerencias do PDV. Por conta das exigências legais bem específicas que regem o varejo farma, o ideal é optar por softwares especializados neste mercado.

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