Farmácia do Futuro conta com app Qual Remédio para facilitar o dia a dia de farmacêuticos e clientes
Dentre diversas novidades e tecnologias, a Farmácia do Futuro contará com o aplicativo Qual Remédio?, da Contento Comunicação
A Contento Comunicação participará da 17ª edição de uma das maiores feiras de varejo da América Latina, o Abradilan Conexão Farma, que acontecerá em março em São Paulo. Presente desde as primeiras edições do evento, a ajudou a organizar a Farmácia do Futuro, uma experiência nova para o visitante que terá a oportunidade de conhecer ativações com a possibilidade de aplicação imediata em sua farmácia e outras que ainda estão sendo testadas nos varejos, mas que em algum momento farão parte da realidade operacional de muitos estabelecimentos brasileiros.
Dentre diversas novidades e tecnologias, a Farmácia do Futuro contará com o aplicativo Qual Remédio?, da Contento Comunicação, que tem como missão simplificar o acesso à informação sobre medicamentos através da diminuição da assimetria existente entre o conhecimento dos profissionais de saúde e aquela do usuário de medicamentos.
Qual Remédio? é uma plataforma de conteúdo técnico científico que busca auxiliar o usuário de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) na escolha do melhor medicamento com base nos sintomas apresentados.
Conheça mais sobre o aplicativo Qual Remédio?
O Qual Remédio? utiliza também a base de medicamentos com os respectivos preços da publicação líder, reconhecida no setor há 30 anos, e que chega todos os meses há mais de 24 mil farmácias no país, além das 20 mil farmácias assinantes que utilizam a base eletrônica no portal Guia da Farmácia, para acessar as mais de 17 mil apresentações medicamentosas existentes nas diferentes alíquotas de ICMS dos Estados brasileiros.
Nossa base de dados é endossada pelas principais grandes redes farmacêuticas do varejo que devido a regulação tributária e sanitária, comumente deixam de receber medicamentos em seus centros de distribuição quando estes não constam publicados no Guia da Farmácia. Nesse momento as indústrias solicitam uma inserção de urgência e publicação de lista complementar do Guia da Farmácia, dando assim ampla publicidade aos seus lançamentos e preços oficiais publicados no mercado.
Além disso, a base de dados publicada pelo Guia da Farmácia ao mercado é monitorada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), com administração executiva realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), utilizada por diversas Secretarias da Fazenda dos Estados brasileiros, Tribunais de Contas e por Ministérios Públicos Estaduais que monitoram irregularidades em processos licitatórios que participam hospitais públicos. Além de ser a lista de preços oficial do Sindusfarma, a maior e mais respeitada entidade do setor farmacêutico que possui em seu quadro de associados a quase totalidade das indústrias farmacêuticas do País.
O grande diferencial do Qual Remédio? é a possibilidade do usuário, a partir dos sintomas informados, identificar o melhor medicamento Isento de Prescrição (MIP) para utilização. A base criada utilizou como referência o resumo do estudo técnico científico dos MIPs e foi tratada por uma equipe de farmacêuticos da Contento para facilitar a indicação dos melhores medicamentos aos usuários.
A partir do primeiro sintoma informado pelo usuário na plataforma (sintoma primário), o sistema já informa os diversos sintomas associados (sintomas secundários) com base no volume de incidência. Dessa forma o usuário terá a facilidade de escolher outros sintomas que estiver sentindo e assim afunilar cada vez mais a indicação do medicamento ideal – princípio(s) ativo(s) – para tratamento dos sintomas informados. Após definido o medicamento ideal, o sistema possibilitará a comparação de PMC entre os diversos medicamentos de referência, similares e genéricos existentes na base do Guia da Farmácia.
A partir do MIP escolhido, o objetivo é buscar junto a base de market places e lojas físicas integradas a plataforma, a que possui menor preço, incluindo a maioria das grandes redes de farmácias.
O Guia da Farmácia já possui integração com algumas das principais empresas de ERPs do varejo farmacêutico para transmissão de dados por Webservice a clientes assinantes sempre que houver atualizações na base de medicamentos. Dessa forma, na segunda fase de evolução da plataforma, o objetivo é integração aos ERPs das pequenas redes e lojas independentes para que o usuário da Qual Remédio? possa pesquisar, através de geoposicionamento, a loja mais próxima que pode vender o produto escolhido com o menor preço.
Durante a Farmácia do Futuro, que acontecerá no Abradilan Conexão Farma, uma das maiores feiras de varejo farmacêutico da América Latina, você poderá experimentar o aplicativo Qual Remédio? e baixar em primeira mão.
A feira acontecerá nos dias 14,15 e 16 de março e as inscrições já estão abertas, através do link: https://www.abradilan.com.br/conexao-farma-23/
Foto: Shutterstock
Nenhum comentário